Pular para o conteúdo principal

Curiosidades sobre Diabetes

Curiosidades

Selecionamos algumas dicas e informações para aumentar o conhecimento em diabetes e melhorar o tratamento. Confira:
- As flutuações hormonais das mulheres durante o ciclo menstrual podem interferir no controle do diabetes. Por isso, é importante tomar cuidado, monitorar as glicemias e conversar com o médico endocrinologista para que sejam feitos os ajustes adequados.
- O consumo de alimentos integrais é recomendado para todos, com diabetes ou não. Isso torna a alimentação saudável, aumenta a saciedade e, consequentemente, diminui o risco do aumento de peso.
- A Sociedade Brasileira de Diabetes foi fundada pelo Dr. José Procópio do Valle. O médico se reuniu com outros profissionais da área, no Hospital Universitário Antônio Pedro, na Universidade Federal Fluminense (UFF), e fez a proposta de organizar uma entidade dedicada ao diabetes. A proposta foi aceita e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) foi criada no dia 12 de novembro de 1970.
- É de grande importância que o paciente sempre procure ajuda da equipe multidisciplinar. Só tomar a medicação e obedecer a algumas instruções não basta. É preciso que a pessoa com diabetes tenha acesso a informações, para ter um bom tratamento e uma excelente qualidade de vida.
- As diferenças de resultado entre glicosímetros e exames laboratoriais deve variar, no máximo, em 10%. É importante manter seu aparelho sempre calibrado.
- A visão nas pessoas com diabetes pode alterar devido à hipoglicemia ou hiperglicemia. Isso é temporário e é corrigido quando a glicemia volta aos níveis normais. Uma dica importante é fazer controle estrito da glicemia por 24 horas antes de exames de vista, para evitar a prescrição desnecessária de óculos.
- Conserve bem suas fitas para glicosímetro, deixando o frasco em lugar seco e longe do sol. Fique atento ao prazo de validade, para que sejam evitadas leituras incorretas de resultado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico da Comunidade Sítio Cruz das Almas, Guaraciaba do Norte, Ceará.

               Cruz das Almas é uma localidade situada na zona rural do município de Guaraciaba do Norte – CE, com aproximadamente 500 moradores, está a uma altitude de 903m, acima do nível do mar, com o clima oscilando entre 18º e 22º.   Recebeu este nome por ter fixada na comunidade uma cruz de madeira deixada por S. D. Vitalis de Oliveira (1844 – 1878) e seus soldados que andavam em peregrinação, onde eles parassem para descansa ali seria colocada uma cruz. No caso de Cruz das Almas, o local escolhido foi exatamente onde a região do sertão pudesse ser avistada. Na época a vista era belíssima, pois não havia árvores de grande porte nem bananeiras. O nome Cruz das Almas conforme consta em documentos antigos, originou-se devido a associação da Cruz deixada pelo Frei e ao das crianças que eram enterradas em seus arredores, pois naquela época devido a fal...

Histórico da Escola Luís Gonzaga Lopes

HISTÓRICO DA ESCOLA LUÍS GONZAGA LOPES A E.E.I.F. Luís Gonzaga Lopes situada na referida localidade, foi fundada no ano de 1987 com o nome de Grupo Escolar de Cruz das Almas (INEP N° 23009675 e CNPJ N° 01950643/0001-69) por. Prefeito Municipal, Elisiário de Melo Nobre, que iniciou a obra com recurso do Projeto Polo Nordeste, que seria utilizado para a construção de estradas, escolas, postos de saúde.   O prédio foi apenas iniciado nesse governo. Somente em 1988, na Gestão de Prefeito, José Maria Melo, através de um abaixo-assinado, feito pela comunidade escolar e local, em outubro de 1987, encaminhado ao Departamento Municipal de Educação, para a continuação da obra, que então, foi concluída com recursos próprios da Prefeitura Municipal.    Por intermédio do vereador Djacir Farias de Sousa e de amigos da comunidade, através de iniciativa e visitas políticas, o senhor Luis Gonzaga Lopes, foi convencido a doar parte de um terreno, que era herança de seus pais, na ...

Biografia de Luís Gonzaga Lopes

BIOGRAFIA DE LUIS GONZAGA LOPES ( doador do terreno onde a escola foi construída)                         Luis Gonzaga Lopes nasceu em 1912 na localidade de Volta, no município de Reriutaba. Viveu sua infância no Sítio Mata, no município de Guaraciaba do Norte, filho de José Rodrigues Lopes e Francisca Rodrigues de Mesquita.             Casou-se com Luzia Pereira Lopes na Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres e tiveram quatro filhos. Luis viveu muitos anos na fazenda Bélgica, no município de Santa Quitéria, onde criou sua família, sendo agricultor e criador de gado, falecendo em 1990.