HISTÓRICO
DA ESCOLA LUÍS GONZAGA LOPES
A E.E.I.F. Luís Gonzaga
Lopes situada na referida localidade, foi fundada no ano de 1987 com o nome de
Grupo Escolar de Cruz das Almas (INEP N° 23009675 e CNPJ N° 01950643/0001-69) por.
Prefeito Municipal, Elisiário de Melo Nobre, que iniciou a obra com recurso do
Projeto Polo Nordeste, que seria utilizado para a construção de estradas,
escolas, postos de saúde.
O prédio foi apenas iniciado nesse governo.
Somente em 1988, na Gestão de Prefeito, José Maria Melo, através de um
abaixo-assinado, feito pela comunidade escolar e local, em outubro de 1987,
encaminhado ao Departamento Municipal de Educação, para a continuação da obra,
que então, foi concluída com recursos próprios da Prefeitura Municipal. Por intermédio do vereador Djacir Farias de
Sousa e de amigos da comunidade, através de iniciativa e visitas políticas, o
senhor Luis Gonzaga Lopes, foi convencido a doar parte de um terreno, que era
herança de seus pais, na localidade para a construção da escola.
Sua
fundação deu-se devido a necessidade de um prédio adequado para atender as
crianças de nossa comunidade, pois as aulas eram ministradas nas casas das
professoras, em situações precárias, onde cada aluno levava seu banquinho para
sentar e lenha para cozinhar a merenda, que também era incumbência das
educadoras e também por solicitação da comunidade e do crescimento
populacional. Naquela época atendia uma clientela de 100 alunos da Educação
Infantil ao Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), funcionando nos turnos,
matutino e vespertino. Somente a partir de 1997 passou a funcionar turmas da 5ª
a 8ª série. Em 1999 sob a Lei N° 674/99 de 1° de dezembro daquele ano, recebeu
a atual denominação em memória ao doador do terreno, um agricultor que morava
na localidade. A escola foi construída com apenas duas salas de aula, dois
banheiros e uma casa pequena para o vigia. Os primeiros funcionários desta
escola foram:
Coordenadora:
Cleonice Pires Oliveira
Corpo
Docente:
Maria do Socorro Soares
– alfabetização fraca
Maria do Socorro
Pereira de Melo – alfabetização forte
Ângela Maria de Melo –
1ª série
Maria das Graças Vale –
2ª série
Marlene Carneiro de
Melo – 3ª série
Cleonice Pires Oliveira
– 4ª série
Corpo
técnico-administrativo
Raimunda Alves de
Oliveira – merendeira
Maria Amélia Araújo
Soares - merendeira
Maria das Dores Dias–
auxiliar de serviços gerais
José Farias de Sousa –
vigia
Atualmente
a escola funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo uma clientela de 378
alunos, sendo 73 da Educação Infantil, 133 do 1º ao 5º ano e 172 do 6º ao 9º ano. A faixa etária dos
alunos é de 3 a 17 anos. O núcleo gestor é composto de uma diretora, duas
coordenadoras pedagógicas e uma secretária escolar. O corpo docente efetivo é
formado por vinte e sete professores, todos com nível superior. Desses, vinte e
três são especialistas. Lembrando que a escola dispõe de três professores
auxiliares do Ensino Infantil e sete do Programa Mais Educação. Os demais
funcionários da escola que compõem o corpo técnico-administrativo são formados
por: um agente administrativo, uma digitadora, duas merendeiras, quatro
auxiliares de serviços gerais,
As
principais ocorrências de 2005 a 2011 na gestão do Prefeito Dr. Egberto Martins
Farias, foram: diretor nomeado pelo poder público municipal com nível superior
e especialização em gestão escolar, reforma e ampliação da escola, com gradeado
no muro, construção de mais duas salas de aula, oito banheiros, dois depósitos,
um para a merenda escolar e outro para o almoxarifado, parquinho infantil.
A
escola recebeu no período de 2008 à 2016 a Premiação ESCOLA NOTA 10 do Governo do Estado do Ceará por sua excelência em
alfabetização das crianças do 2º e do 5º ano . E com o recurso de 2008 foram
construídas duas salas, uma para a direção da
escola e outra para a secretaria escolar, que antes funcionava na sede do
município de Guaraciaba do Norte, no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e
também a aquisição de jogos pedagógicos para subsidiar a prática pedagógica do
professor e melhorar a aprendizagem dos alunos. Muitos foram os benefícios
realizados na escola, através desses recursos, onde alunos e professores
puderam melhorar a questão do ensino aprendizagem. Hoje a escola tem uma das
melhores estruturas do município, na zona rural e isso se deu, sobretudo,
através desse recurso destinado a compra de materiais de apoio pedagógico,
permanente e até mesmo construções de espaços que são primordiais para
subsidiar o trabalho e bem estar dos envolvidos na educação.
Os Pilares Básicos da Instituição são:
ü Ensino
de qualidade;
ü Formação
integral dos alunos;
ü Educação
cidadã.
ü Cooperação
e justiça
ü Respeito
Mútuo
A
escola tem como Missão assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso, a
permanência dos educando na escola, formando cidadãos críticos, capazes de agir
na transformação da sociedade.
A
escola atende alunos das localidades de Cruz das Almas, Tamboatazinho, Picada,
Picadinha, Bom Tempo, Espírito Santo e Furninha. Devido o êxodo rural, a escola
também recebe alunos de outras cidades e de comunidades do município.
A Escola de Ensino
Infantil e Fundamental Luis Gonzaga Lopes é também Escola Polo, a qual reúne as
melhores condições físicas e estratégicas para nela concentrar todos os
serviços de apoio, a fim de promover uma melhor organização administrativa e pedagógica,
das unidades nucleadas, que lhes foram agregadas:
- EEIF
São Félix I;
- EEIF
São Félix II;
- EEIF
Tamboatazinho;
- EEIF
Quati;
A
escola conta com as agremiações: o Conselho Escolar que é um organismo
consultivo, deliberativo e fiscalizador que atua em regime de co-gestão
participativa junto a unidade escolar, visando: aconselhar, fiscalizar e
avaliar o seu sistema de ensino, no âmbito da escola; o Grêmio
Estudantil que é uma instituição sem
fins lucrativos constituída pelos alunos regularmente matriculados na escola,
que auxilia na tomada de decisões coletivas na gestão democrática da escola,
além dos líderes de turma que colaborar com ações que visam o melhor desempenho
dos alunos nas questões voltadas para a higiene da escola, incentivo ao
desenvolvimento de Projetos, uso da Biblioteca Escolar e outros
As famílias dos alunos são de baixa
condição, sobrevivem da agricultura, da horticultura, pequenos comércios e de
benefícios do Governo Federal. Estas se diferem nos seguintes modelos: família
tradicional (mãe, pai e irmãos); crianças e jovens criados pelos avós; filhos
que moram com mães solteiras; sobrinhos que moram com tios; crianças que moram
com padrastos ou madrastas. As profissões dos pais são: agricultores, professores,
pedreiros e comerciantes.
As maiores
dificuldades enfrentadas pela escola são a indisciplina, o desinteresse de
alunos e a negligência de alguns pais, quando demonstram não ter autonomia com
os filhos, falta de limites.
A escola é vista
pela comunidade escolar e local como um centro de formação de qualidade,
possibilitando a inserção do indivíduo na sociedade de forma participativa,
tendo em vista garantir a educação de crianças e adolescentes, oportunizando
uma aprendizagem diversificada, por meio de profissionais competentes e
comprometidos com a educação municipal. A escola também é referência e suporte
para o crescimento moral e intelectual dos alunos.
No que tange ao
impacto social da escola, percebe-se o compromisso de todos os educadores com a
educação, pois trabalham para assegurar um ensino de qualidade, garantindo à
comunidade o acesso ao saber sistematizado e o sucesso de todos os estudantes,
buscando sempre a parceria dos pais para que juntos possam somar esforços em
busca do objetivo comum.
A
escola procura aliar aos conteúdos curriculares, projetos interdisciplinares,
como, prevenção do trabalho infantil, através do Programa de Educação contra o
Trabalho de Crianças e Adolescentes – PETECA e Projeto Meio Ambiente.
É importante
considerar o resgate dos valores sociais e culturais por meio da Educação para
a igualdade Étnico racial, garantindo o cumprimento das Leis Nº10639, de 9 de
janeiro de 2003 e 11.645, de 10 de março de 2008, pois é de grande importância
que crianças e adolescentes tomem conhecimento de suas culturas locais, como
parte integrante da cultura da nação brasileira, e que se empenham na sua
valorização, sobretudo a partir das escolas onde estudam, atendendo ao que
determina a legislação específica em vigor.
O
projeto de maior destaque é o GUARACIABA TE QUERO LENDO E ESCREVENDO, cujo
objetivo principal é desenvolver nos alunos as habilidades de Leitura, Escrita
e Compreensão. O referido projeto, criado em 2005, vem sendo trabalhado na
escola desde a sua criação, e a cada ano vem alcançando uma dimensão de resultados
cada vez mais significativos. Durante todo o ano letivo, são realizadas ações
que garantem uma aprendizagem lúdica e significativa para os alunos da escola.
Todas as turmas, desde o Ensino Infantil ao 9º ano estão inseridas no Projeto.
Os conteúdos desenvolvidos priorizam, em todas as disciplinas, os eixos de
Leitura, Escrita e Compreensão, conforme sugere o Projeto.
Comentários
Postar um comentário